segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O estatístico no mercado de trabalho

Estatísticos trabalham com qualquer tipo de modelagem estatística. Por exemplo, são eles que avaliam qual o melhor público-alvo para a empresa.

"O estatístico define quais os riscos de se vender para as classes A, B, C, D ou E. Para determinada empresa, as classes mais altas podem ser pior pagadoras do que as mais baixas, bem como estas últimas podem consumir mais, dependendo do produto. O estatístico faz essa análise e define o risco financeiro de se emprestar para cada perfil de cliente", explica Doris. Eles também definem qual o produto mais rentável para cada tipo de público, identificam novos nichos de mercado, avaliam a precificação do seguro, calculam risco de sinistro, apoiam o setor de marketing das empresas, indicam como fidelizar os clientes e fazem pesquisas de mercado.

Até mesmo o departamento de Recursos Humanos das empresas necessita de estatísticos. Doris explica que esses profissionais são capazes de medir os riscos operacionais que envolvem as empresas e um dos maiores riscos operacionais que existe hoje tem a ver com o RH. "A quantidade de processos trabalhistas no Brasil é a maior do mundo", garante ela.

Para se ter uma idéia da importância do estatístico, esse profissional participa de todas as fases de teste dos remédios produzidos pela indústria farmacêutica, já que trata-se de um segmento de alto risco, que implica extrema responsabilidade por parte das empresas. "Há estatísticos que se especializam na área", diz Doris.

As indústrias automobilística, de eletrodomésticos e do ramo de alimentação são outras que melhoraram muito, no que se refere à qualidade dos veículos ofertados, após a implementação do controle estatístico de qualidade. A coordenadora geral do CONRE 3 lembra ainda que, atualmente, todas as empresas de telecomunicações estão procurando estatísticos.

Apesar de ainda não serem muito conhecidos, profissionais formados em estatística também são demandados por empresas de pequeno e médio portes. "É muito comum elas contratarem estatísticos para fazer pesquisa de mercado. Há também organizações do setor de logística demandando esses profissionais", conta.

3 comentários:

  1. Adorei o texto! Muito legal o blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostaria de saber a respeito do salário de um estatístico.Pretendo cursar esse curso. Aguardo sua resposta, abraço!

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria saber sobre o salario

    ResponderExcluir